A primeira edição do Festival aconteceu em 2007, e apresentou performances inovadoras como “Fragmentos de Por Si Só”, de Helder Vasconcelos, e “Pequenas Subversões”, de Valéria Vicente. Além dessas apresentações, o festival ofereceu uma programação diversificada, incluindo a Mostra Mercosul, a Mostra Rumos Dança 2007, a Mostra Outro Olhar, uma mesa-redonda intitulada “Caminhos para a Produção da Videodança” e o Laboratório Criativo de Videodança.
Em 2008, aconteceu o II PLAY REC – Festival Internacional de Videodança do Recife. Sua programação contou com a Mostra América Latina, Retrospectiva Alpendre, Mesas Redondas, Acervos de Videodança (Acervo Mariposa), Mostras, Performances e Laboratório Criativo. Dentre as performances, destacaram-se “híbrido” DUO, com Isaar França e Leo Antunes, e “Processo 2_Som.a”, com Hugo Carneiro, Marco Bonachela e Pedro Luna. Além disso, Paola Rettore apresentou “Pequenas Navegações”.
Em 2009, ocorreu o III PLAY REC – Festival Internacional de Videodança do Recife. Na programação, destacaram-se os Debates Estudos em Videodança, a Mostra Acervo Mariposa, Mostra Austrália /Nova Zelândia, além da Mostra Outro Olhar. Dentre as performances destacaram-se “1A(uma)” com Mônica Siedler e Roberto Freitas, e “LEQUE” com Paola Rettore e Marcelo Kraiser.